SpaceX mudou o que todos nós pensávamos sobre viagens espaciais. Desde a sua fundação, em 2002, muitos experimentos, invenções espaciais, remodelagem e aterrissagens de testes rumo à Marte já aconteceram. A cada novo experimento a evolução é notavelmente vista. A empresa começou no período em que Elon Musk deu os primeiros passos em sua grande ambição de realizar missões em Marte. Mais de 15 anos depois, a SpaceX está muito além da fase de startups espaciais.

A evolução foi tanta que a empresa fez um lançamento histórico sendo o primeiro voo tripulado partindo de solo americano depois de nove anos. Os astronautas da NASA, Bob Behnken e Doug Hurley, fizeram história a bordo do foguete da SpaceX.

Lançamento

No sábado (30) aconteceu o lançamento no Kennedy Space Center, na Flórida. O foguete Falcon 9 decolou com a cápsula Crew Dragon que se desconectou do lançador quando entrou em órbita. A nave teve uma ´serie de queimaduras de motores até chegar na Estação Espacial Internacional (ISS). Ela está em órbita cerca de 402 quilômetros acima da superfície do nosso planeta.

Publicidade
continue a leitura

Os astronautas chegaram ao seu destino no domingo de manhã. Eles voaram abaixo do laboratório orbital e depois chegaram a um ponto de parada cerca de 220 metros em frente à Estação Espacial.

Behnken e Hurley ficaram alguns minutos controlando manualmente os propulsores da nave por suas telas enquanto estavam conectados ao Johnson Space Center da NASA e à sede da SpaceX em Hawthorne, na Califórnia.

"Ele voou exatamente como o simulador. Então meus parabéns para o pessoal de Hawthorne. Ele voou muito bem, muito nítido", disse Hurley.

Os astronautas voltaram a ligar o piloto automático da espaçonave que voou em direção a uma porta de acoplamento chamada Nó 2. Ela fica na extremidade dianteira da Estação Espacial.

Essa conexão foi feita enquanto eles sobrevoavam o norte da China e a Mongólia. As travas selaram a espaçonave com a ISS e permitiram que as tripulações começassem o procedimento de abertura da escotilha entre as duas.

Publicidade
continue a leitura

Novo capítulo

O envio da nave tripulada da SpaceX foi a primeira nave espacial desenvolvida por uma empresa particular a ser enviada com tripulação à bordo.

"Foi uma verdadeira honra ser uma parte super pequena desse empreendimento de nove anos, desde a última vez que uma nave espacial dos Estados Unidos atracou na Estação Espacial Internacional", disse Hurley.

"Temos que parabenizar os homens e mulheres da SpaceX em Hawthorne, McGregor e no Kennedy Space Center. Seus esforços incríveis nos últimos anos para tornar isso possível não podem ser exagerados", continuou.

Publicidade
continue a leitura

"É ótimo recuperar os Estados Unidos no negócio de lançamentos tripulados. Estamos muito felizes por estar a bordo deste magnífico complexo", pontuou.

Com essa missão bem sucedida significa que Behnken e Hurley ficarão na Estação Espacial Internacional por 110 dias. E a volta será na mesma espaçonave que os levou até lá.

O objetivo principal da missão é mostrar que a nave da SpaceX é segura para fazer esse transporte de pessoas. E se a NASA confirmar que a nave é realmente segura, a agência poderá colocar uma equipe completa na Estação Espacial e maximizar suas pesquisas. E a SpaceX terá a capacidade de levar pessoas comuns não astronautas para o espaço.

Publicado em: 01/06/20 17h51