Curiosidades

A triste última foto de Nikola Tesla

0

Na história da nossa humanidade, vários inventores existiram. Se não fossem eles, não teríamos coisas que hoje consideramos simples. É o caso da luz, telefone, chuveiro elétrico e várias outras coisas. Além do que, inventores quase sempre não são valorizados no seu tempo, ou são desacreditados por outros.

É impossível passar pelo nome de Nikola Tesla e não acender uma pequena chama de memória em sua mente. Seja na escola, na internet ou em algum papo cabeça. Você, com certeza, já discutiu sobre esse homem, nem que tenha sido de forma indireta. Isso porque, apesar de ficar na sombra de Thomas Edison na maior parte do tempo, o inventor e físico sérvio foi de grande importância no estudo da energia. Ele foi o nome por trás do motor, da lâmpada de neon e da bobina. Apesar de uma carreira de sucesso, ele era um homem, no mínimo, excêntrico.

Tesla exibiu muitos comportamentos antissociais ao longo da história. Por isso, não é surpreendente que ele não tenha nenhum registro de relacionamento ao longo de sua vida. Ele foi um homem solitário. Sabe aquele arquétipo de cientista louco, que a cultura pop ama de verdade? Nikola Tesla é literalmente um exemplo característico.

Mesmo depois de mais de 150 anos da sua morte, Tesla atrai atenção que não teve quando estava vivo. Justamente por ser bastante excêntrico e ter teorias visionárias, ele se manteve afastado do mundo científico. Mas as suas contribuições foram importantíssimas para a compreensão da robótica, do radar, do controle remoto, da física nuclear, da balística e da computação.

Vida

O inventor nasceu no dia 10 de julho de 1856, na Sérvia, e se naturalizou americano. Nos Estados Unidos, a sua carreira deslanchou, mas as suas ideias não agradavam muito os cientistas mais influentes do lugar. E por conta disso, mesmo que suas descobertas tenham sido geniais, ele passou seus últimos anos quase na pobreza total e no anonimato.

A última foto mostra o homem magro e cansado. Mas mesmo com uma figura decaída, é possível ver a intensidade indagadora no olhar. Segundo o livro Tesla – Master of Lightning, a foto foi provavelmente o último registro fotográfico antes do estudioso morrer.

Os últimos anos de Tesla foram vividos em hotéis baratos de Nova York. Inclusive, o seu corpo foi encontrado por uma camareira que ignorou a placa de não perturbe na porta, que estava pendura há dois dias. Segundo os médicos, Tesla morreu por causa de uma trombose coronária.

Morte

Por causa das convicções que tinha, o cientista levava uma dieta estritamente vegetariana que era feita principalmente de pão, mel e sucos de frutas. E ele passava as suas tardes alimentando os pombos nos parques da cidades.

Ele morreu no dia 7 de janeiro de 1943, com 86 anos. No momento de sua morte, uma pequena multidão foi ao funeral que foi celebrado na Cathedral of Saint John, the Divine. Depois de anos, o reconhecimento que ele não teve em vida, foi finalmente dado.

Atualmente, a figura de Nikola Tesla é um símbolo da inovação científica e vários pesquisadores continuam os trabalhos feitos por ele em várias universidades.

Irena Sandler, a mulher que salvou mais de 2500 crianças dos guetos judeus

Artigo anterior

Exterminador pode ganhar uma série animada

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido