Tubarão ou cação é o nome dado vulgarmente aos peixes de esqueleto cartilaginoso e um corpo hidrodinâmico, pertencentes à superordem Selachimorpha. Sabe-se que os tubarões estão vivos no planeta Terra há muitos anos, mais ou menos há 400 milhões de anos.

Os tubarões-brancos estiveram, por muito tempo, no topo da cadeia alimentar. Fazendo com que o fato deles estarem sendo caçados se torne algo realmente perturbador.

Os suspeitos, por trás do desaparecimento desses tubarões na costa da Cidade do Cabo nos últimos anos, são as orcas. Isso, de acordo com um relatório feito pelo governo da África do Sul.

O desaparecimento dos grandes tubarões-brancos das costas e False Bay e Gansbaai foi, anteriormente, atribuído à caça ilegal e à pesca predatória. Além de outras causas.

Publicidade
continue a leitura

No entanto, os resultados do estudo feito por uma equipe de nove especialistas, locais e internacionais, nomeada pelo governo sugeriu que as orcas podem ser culpadas por esse desaparecimento dos tubarões-brancos. Essa hipótese veio depois que um par de baleias assassinas foi visto pela primeira vez na área em 2015.

Desaparecimento

Publicidade
continue a leitura

Segundo disseram os pesquisadores, eles "encontraram algumas evidências de uma ligação causal entre o aparecimento de um grupo de orcas que se especializaram em caçar tubarões brancos".

O grande número de barcos nessa área é uma coisa conhecida. No entanto, os observadores relataram inicialmente a diminuição do número de tubarões brancos mais acentuados em 2017 e depois uma ausência prolongada.

E também em 2017, restos mortais de cinco grande tubarões-brancos, que foram mortos por orcas, foram descobertos na área de Gansbaai. E esse ano, outro tubarão, que também foi morto de uma forma parecida, foi encontrado em uma praia.

Além desses, podem haver muitos mais, conforme disse Alison Kock, bióloga marinha e uma das pesquisadoras.

Publicidade
continue a leitura

"Cada vez que isso acontecia, havia uma queda imediata e uma lacuna na avistagem de tubarões brancos. Mas ainda não temos respostas”, disse Kock.

Além de ser uma grande perda para o meio-ambiente, os tubarões-brancos também são uma grande atração turística na África do Sul. Eles são vistos dos  barcos ou, para os mais corajosos, de gaiolas dentro do mar.

Publicado em: 20/11/20 00h02