Ciência e Tecnologia

Você conseguiria passar nesse teste para entrar na Universidade de Oxford?

0

Algumas das mentes mais brilhantes e admiráveis de nosso mundo estudaram na Universidade de Oxford, no Reno Unido. Na lista de alunos de destaque que passaram por ali podemos citar vários vencedores do Prêmio Nobel, cientistas e líderes mundiais, incluindo nomes como Stephen Hawking, Edwin Hubble, Richard Dawkins e J.R.R. Tolkien.

Considerando isso tudo, quão difícil será que é conseguir entrar nessa universidade?

Alguns dos funcionários da instituição compartilharam questões que poderiam ser colocadas em uma entrevista de seleção, além de respostas esperadas para cada uma delas. Na maioria dos casos, os entrevistadores não querem respostas simples de sim ou não, e sim uma demonstração de como suas mentes funcionam.

Ciências biológicas

O professor de ecologia e tutor de ciências biológicas Owen Lewis pergunta: “Joaninhas são vermelhas. Morangos também. Por quê?”

Resposta: “Vários tutores de ciências biológicas utilizam espécies de plantas ou animais – geralmente vivos – como pontos iniciais para questões e discussões, assim os candidatos não deveriam se surpreender se tivessem que analisar ou falar sobre alguma criatura. O vermelho pode ser um sinal de “me coma” ou “não me coma” para os consumidores. Eu estou interessado em ver como os candidatos tentam resolver esse paradoxo.”

Física

Jeffrey Tseng, professor e tutor em física pergunta: “Uma bola, inicialmente em repouso, é empurrada por uma força constante por um certo tempo. Explique a velocidade da bola em função do tempo, do início até o momento em que ela atinge o chão.”

Resposta: “Estudantes cometem erros, e isso é OK, já que não espero que eles saibam de tudo. Não dá para supor que um estudante menos talentoso é o que vai precisar de mais ajuda em algum problema, e por esse motivo pode ser difícil para um candidato dizer quão bem estão indo numa entrevista.

Se um estudante dá a resposta correta imediatamente, eu apenas sigo em frente para analisar outros aspectos da questão, ou outros temas.

Geralmente é uma discussão em andamento, ao invés de uma questão de encontrar respostas corretas ou erradas imediatamente. Eu quero ver como os estudantes reagem à orientação e como se corrigem, de preferência menos por adivinhações e mais por saber pensar e seguir conselhos. Em outras palavras, apesar de esperar uma resposta correta no fim, estou mais interessado na forma de pensar.”

Direito

O professor de direito Ben McFarlane pergunta: “O que significa alguém ‘pegar’ o carro de outra pessoa?’”

Resposta: Não existe uma resposta correta para a pergunta. Por exemplo, você pode pegar um carro sem dirigir ou sem movê-lo? Nosso foco é no raciocínio do candidato – como ele ou ela formula uma definição inicial e como ele ou ela aplica e trabalha essa definição em resposta a exemplos hipotéticos fornecidos na entrevista.

Um exemplo pode ser: ‘Estou andando pelas ruas quando começa a chover. Eu abro a porta de um carro destrancado e fico ali por 15 minutos até que a chuva passa. Eu ‘peguei’ o carro? O objetivo da entrevista é dar ao candidato a chance de mostrar sua habilidade de raciocínio e técnicas de comunicação.

Ciências da computação

Brian Harrington, ex integrante de equipes de pesquisa e tutor de Keble College pergunta: “Como piratas dividem o tesouro? Um grupo de 7 piratas tem 100 moedas de ouro. Eles decidiram dividir o tesouro, mas devem seguir as regras de pirataria:

– O mais velho propõe a divisão
– Todos os piratas (incluindo o mais velho) votam na divisão. Se metade ou a maioria aprovar a divisão, ela se mantém. Se menos da metade votar à favor, eles jogam o pirata mais velho para fora do barco e começam novamente.
– Os piratas são lógicos e cruéis (apenas se preocupando em aumentar a quantidade de ouro)

Qual divisão o pirata mais velho deve sugerir aos outros seis?”

Resposta: “Esse é um problema de lógica padrão e é um bom exemplo do tipo de questão que podemos fazer. Eu gosto de ver como os estudantes tomam suas direções e se eles podem quebrar os problemas em questões menores, trabalhando em conceitos complexos ao aplicar soluções com algoritmos. Se os estudantes têm alguma questão, eu quero que eles perguntem e não se sintam presos em silêncio!”

Ciência de materiais

Steve Roberts, professor de materiais, pergunta: “Quão quente o ar deve estar dentro de um balão se eu quisesse usá-lo para levantar um elefante?”

Resposta: “Quando eu realmente usei essa questão em entrevistas, ninguém conseguiu chegar a uma resposta de fato em dez minutos, e nem esperávamos isso.

Nós usamos esse tipo de questão para tentar descobrir como os candidatos pensam sobre problemas e como eles operam com um tutorial. Nos deixamos isso claro claro para os entrevistados antes de apresentar questões assim.

Coisas que esperamos incluem como eles conseguem ler o centro do problema, como eles respondem a dicas e sugestões, como lidam com conceitos básicos, estimativas, separação do que é importante e como eles utilizam as informações para ter uma rápida ideia que pode sugerir alguma resposta por meio de aproximações, fórmulas e unidades.”

Deu pra perceber que a missão não é nada fácil, não é mesmo? Será que você se daria bem com essas perguntas? Conte para a gente e não deixe de compartilhar a matéria!

Black Mirror – Netflix divulga novo trailer da 4ª temporada

Artigo anterior

5 atrizes que eram muito novas para essas cenas de TV

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido