Recentemente, tanto a Microsoft quanto a Sony lançaram suas respectivas programações de jogos e o clima de competição esquentou. Além disso, é muito provável que, tanto o Xbox Series X, quanto o PlayStation 5 serão lançados ao mesmo tempo. Sendo assim, fica aqui o questionamento: você já sabe qual escolher? Caso a resposta seja negativa, não te julgamos, afinal, ambos consoles possuem suas vantagens e desvantagens. Contudo, sob uma perspectiva geral, os dois dispositivos contam com recursos parecidos, contando com apenas alguns elementos que os diferenciam.

Felizmente, as especificações em torno dos dois videogames já está disponível há algum tempo. Como resultado disso, as duas desenvolvedoras já tiveram um deslumbre do que a concorrência apresentará e a Microsoft afirmou que seu console é quase quatro vezes mais poderoso que o PS5. Como muito bem pontuado por Duncan Chetrafilov, do Screen Rant, a única forma de saber se isso é verdade é vendo os consoles em ação.

Capacidade de renderizar gráficos

Publicidade
continue a leitura

No quesito poder de processamento, o Xbox leva uma pequena vantagem em relação ao concorrente. O novo CPU do aparelho da Microsoft alcança 3,8 Gigahertz em comparação aos 3,5 Gigahertz do PS5. Além disso, apesar de ambos contarem com um processador Zen 2 de oito núcleos, o Xbox conta com dois desse, levando outra vantagem moderada sobre o PS5. Se tratando de GPU, o Xbox está em vantagem. Partindo para os gráficos, os dois sistemas executam RDNA 2. Todavia, o Xbox apresenta 12 TFLOPS em 52CUs, enquanto o PS5 executa 10,28 TFLOPS em 36 UCs. Assim, com 1,7 teraflops a mais, o Xbox possui uma velocidade de computação mais alta, que permite um desempenho gráfico mais rápido e suave. Embora os dois consoles tenham potencial para atingir uma resolução de 8K a 120 FPS, os dois buscam o 4K 60 FPS padrão.

Armazenamento e memória

Já que estamos falando de armazenamento e memória, os dois consoles adotam um novo sistema Solid State Drive. O SSD reduzirá o tempo de carregamento, permitindo aos jogadores mais tempo no jogo do que nas telas de carregamento. O PS5 possui um SSD personalizado de 825 GB, capaz de processar dados estelares de 5,5 GB / s (8-9 GB/s compactados). Por outro lado, o Xbox tem um cartão SSD maior de 1 TB, mas é um pouco mais lento com 2,4 GB / s de dados brutos. Ambos os consoles permitirão a expansão do armazenamento, através de discos rígidos USB ou complementos de SSD. Isso garante que os jogadores não se limitem ao armazenamento interno de seus respectivos consoles.

Publicidade
continue a leitura

Jogos disponíveis

Nem é preciso dizer que os títulos disponíveis para cada console são um ponto críticos aqui. Tanto o Xbox Series X quanto o PlayStation 5 apresentam compatibilidade com versões anteriores, mas em diferentes graus. Aparentemente, todos os jogos do Xbox One, funcionarão no console de próxima geração. Através do processo intitulado "Entrega Inteligente", todos os títulos do Xbox One serão atualizados para a versão otimizada do Xbox Series X, gratuitamente. A PlayStation, por outro lado, é limitada à quantidade de jogos PS4 que serão transferidos para o PS5 e se concentra principalmente em seus 100 melhores títulos.

No que diz respeito aos jogos na nuvem, o Xbox assume a liderança com as inclusões do Xbox Game Pass e do Project xCloud. Isso oferece aos jogadores uma biblioteca de milhares de jogos para jogar em consoles, PC e dispositivos móveis. O PlayStation 5 terá suporte para o PS Now, mas sua biblioteca não é tão extensa quanto a do Xbox. No entanto, com o novo hardware e software nos dois consoles, os jogos na nuvem vão melhorar.

Publicidade
continue a leitura

Veredito final

Com base nas especificações técnicas pontuadas, o Xbox Series X tem uma vantagem sobre o PlayStation 5. Apesar de um pouco mais lento que o PS5, o Xbox Series X promete armazenamento maciço e recursos gráficos nunca antes vistos em um console Xbox. Ademais, nenhum dos dois sistemas teve o preço confirmado ainda. Contudo, há algum tempo, atrás fizemos uma estimativa e, provavelmente, eles não sairão baratos. Quanto ao lançamento, ambos consoles devem ser lançados a qualquer momento de 2020.

Publicado em: 30/07/20 12h39